Wednesday, October 6, 2010

O HighSchool

O HighSchool aqui em Montreal e um pouco diferente de outros paises, e ate mesmo de outras provincias aqui no Canada. Aqui em montreal o High School vai so ate o decimo primeiro ano(normalmente acaba no decimo segundo). A instituicao de ensino creio que seja muito similar aos outros high schools pelo mundo.

O predio do colegio e grande, com tres andares. No primeiro andar varias salas de aula normais, no segundo salas de aula, secretaria, sala dos professores, duas quadras e a lanchonete, o terceiro andar salas, laboratorio de biologia e informatica e a biblioteca. A estrutura e bem simples, com salas de ferentes pois cada professor a organiza da maneira que melhor sera util. Salas sem arcondicionado, os quadros negros sao quadros negros(quadro que escreve com giz).

O colegio tem algumas regras um pouco estranhas. Por exemplo: O colegio tem uma porta principal enorme, e os alunos nao podem entrar por ela, os alunos so tem acesso a escola pelos fundos, ou lados do colegio. Em horario de aula, voce nao pode vestir agasalhos ou casacos que nao sejam da marca do colegio. Outra curiosidade e que voce nao pode entrar na lanchonete de mochila, ou caderno, ou livro, o que for.

Detencao, quais maneiras de voce pegar suspensao. Uma e voce chegar atrasado na aula, outra a falta de respeito, ou usar casaco no corredor, ou estar no corredor em horario de aula sem uma autorizacao do professor, ou algumas outras infracoes. A detencao seria voce, apos a aula, ficar em torno de 45 minutos no refeitorio com todos os outros que estao de detencao sem fazer nada. Por sorte, nao peguei nenhuma suspensao.

As materias sao diferentes das materias do Brasil, e a grade de estudo tambem e bastante diferente. Pra comecar que a grade nao consiste em voce fazer as materias que o colegio escolhe, voce tem o direito de escolher as aulas em que ira cursar. Nao sao materias basicas como historia, geografia, fisica, quimica...
Aqui voce tem aulas de Arte visual(pintura, desenho...), musica, teatro, marcenaria, e outras coisas do genero.

Toda aula voce tem uma turma diferente, entao a cada sinal de termino de aula, voce tem cinco minutos para ir ao seu armario, pegar o que precisa e ir para sala da proxima aula que voce ira ter. Os proferssores rarametne mudam de sala.

O ensino e um ensino bem simples e basico, mas como se trata de uma escola publica, e um ensino muito bom. Mas comparando com escolas particulares no Brasil, aqui, o colegio e muito inferior. Os alguns professores sabem apenas o basico do que ensinam, ou nao sabem muito sobre a materia em geral que estao dando aula. Por exemplo, um porfessor de biologia. Ele sabe o basico sobre os topicos que serao estudados.

As aulas tem duracao de uma hora e meio, onde a materia e explicada, passado exercicios e fim. Sim, as aulas sao muito monotonas aqui.

Temos a hora do almoco, que voce tem 50 minutos para comer onde quiser, seja no colegio, em casa, ou onde for, basta estar no colegio antes do toque.

Essas sao algumas poucas curiosidades sobre o High School.

Nessa terca feira, dia 5, nao tive aula, foi um dia de gincana no colegio. Amanha tentarei escrever o como foi esse dia.

1 comment:

  1. Quem dera ter essas "materias" de aula, vou estudar aí! Hahahaha
    Beijinhos

    ReplyDelete